A manutenção periódica do seu condomínio está em dia?

Você conhece a importância da manutenção periódica? Se imagine no seguinte cenário. Você teve um dia de trabalho exaustivo. Foram mil e um problemas que tiveram que ser resolvidos, e você só quer chegar ao seu lar para tomar um banho e descansar.

Porém, quando você chega à portaria do seu prédio, nota que há algo estranho. Dois carros de bombeiros, ambulâncias e diversos civis reunidos, olhando para o edifício em que fica o seu apartamento.

Aconteceu uma tragédia! Pela falta da manutenção periódica do condomínio, uma parte do prédio desabou. Algumas rachaduras extremamente comuns não foram vistas e corrigidas no tempo certo, e isso custou nove vidas, além dos prejuízos financeiros e do desconforto a todos que ficaram sem lar. Parece um cenário absurdo, mas foi o que ocorreu em nove de outubro de 2019, em Fortaleza.

A manutenção periódica do condomínio poderia ter prevenido esse acontecimento terrível. Será que a do seu está em dia?

Manutenção periódica: Quais manutenções devem ser feitas no condomínio

Há diversas consequências da falta das manutenções que citaremos, por isso listamos as principais.

Lembrando que não são todas que podem ocasionar tragédias como a citada anteriormente. Porém, a manutenção periódica ainda deve ser feita regularmente, para evitar que os problemas avancem e causem prejuízo financeiro.

  • Limpeza de calhas: sem essa manutenção periódica, haverá vazamentos e, eventualmente, infiltrações, gerando prejuízo para o condomínio.
  • Limpeza da caixa d’água: ela deve ser feita duas vezes por ano, e é importantíssima para garantir a saúde dos condôminos.
  • Inspeção predial: esta deverá ser feita pelo menos uma vez por ano, através da avaliação de itens importantes dos edifícios, como pilares de sustentação. Foi aqui que ocorreu a falha do incidente citado.
  • Dedetização: como condomínios são uma junção de pessoas, que gera junção de lixo e dejetos, é criado um ambiente muito propício para a proliferação de pragas. Por isso, recomenda-se que se faça duas dedetizações por ano, para afastar pragas urbanas que trazem problemas de saúde.
  • Limpeza da fachada: a manutenção da fachada entra na manutenção periódica, e caso não seja feita no tempo estipulado pelo município, ocasionará em multa.
  • Cuidados com a piscina: essa manutenção é a mais frequente, e alguns aspectos devem ser monitorados diariamente. Isso visa garantir a saúde dos condôminos e a durabilidade da piscina.
  • Manutenção dos elevadores: há uma lei que obriga o condomínio a manter uma empresa que faça manutenções preventivas e corretivas nos elevadores, para prevenir acidentes. Caso seja descumprida, o condomínio será multado.
  • Extintores: essa manutenção é uma das mais importantes, e deve ser feita de forma preventiva ou corretiva, por uma empresa que tenha registro no Inmetro. Sua frequência é de pelo menos uma vez por ano.
  • Instalações elétricas: sem manutenções periódicas de cunho elétrico, corre-se o risco de incêndios gravíssimos. Por isso, as manutenções devem ser frequentes.

São muitas manutenções que devem estar em dia, e a verdade é que talvez, o síndico sozinho não consiga fazer a administração para garantir a pontualidade delas.

Essa função é muito difícil, e requer dedicação total, o que é impossível para a maioria dos síndicos, que possuem outro emprego e não conseguem se dedicar integralmente ao cargo.

Por conta disso, torna-se extremamente necessária a contratação de uma administradora de condomínios.

O que é uma administradora de condomínios?

Uma administradora de condomínios é uma empresa que se dedica integralmente para auxiliar o síndico e tomar frente da manutenção e gestão do condomínio. A partir desse foco, tem-se muito mais especificidade e qualidade nos serviços.

O ponto é: os síndicos não precisam ter cursos específicos, mas a administradora de condomínios é qualificada e especializada a lidar especialmente com as questões que envolvem gestão e manutenção.

Dessa forma, contratar os serviços dessa administradora pode garantir maior segurança e profissionalismo para a gestão condominial.

Ela é responsável por:

  • Gestão administrativa
  • Gestão financeira
  • Gestão de Rh
  • Consultoria Jurídica

Portanto, contratar uma administradora de condomínios é a melhor saída para que você tenha a certeza de que o seu condomínio está com as manutenções em dia.

Evite tragédias e acidentes, conte com a Asher Bruffer para fornecer as melhores soluções em gestão condominial.

Entre em contato conosco!